sábado, 5 de janeiro de 2008

Nos rigores do inverno...

home.earthlink.net/~steveells/pancoast_more.html

Pois é… tenho passado ao lado do Organum. Apenas tive um tempinho para deixar um post no Portalivros (o primeiro de 2008). Mas espero agora poder voltar ao ritmo habitual de publicações.
E como estes dias têm sido tipicamente de Inverno, apetece-me ouvir e falar de Brahms. É precisamente nestes dias cinzentos, húmidos e frios que a sua música se insinua na minha mente e sou tentado a ouvi-la, sentado no sofá a olhar lá para fora.
Brahms, o compositor que rejeita a música programática. Toda a sua música é pura, dizem… abstracta, formal. As emoções não transbordam, transfiguram-se em ideias musicais que são fortemente disciplinadas sendo truncadas nas formas “perfeitas do Classicismo”. Um metal fundido vertido num molde que fixa a sua forma.
O curioso é que eu acho que nada disso define a sua música. Mas quem sou eu para contrariar os especialistas?!!
Para mim a música de Brahms respira a grandiosidade da natureza. Aquela natureza brutal e rude dos dias de Inverno. Vejo chuva, vejo neve… E quando tudo parece precipitar-se sobre nós com aquelas instrumentações densas e pesadas, eis que subitamente se desprende uma melodia tão terna, tão romântica como pode ser o calor de uma lareira, o aconchego de um cobertor... para depois regressar ao espírito inicial, mais severa do que nunca.
Para lá de todas as análises harmónicas ou formais. Há qualquer coisa em Brahms que me escapa nestes raciocínios secos.
Numa palavra: Adoro!!





J. Brams: Excerto do primeiro andamento da Sinfonia nº1 em Do menor, op. 68

3 comentários:

  1. Descobri o seu blog por acaso. Voltarei mais vezes. É bom partilhar "manias" comuns.

    Um bom domingo, Moura Aveirense

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    É sempre bem vinda a este espaço de liberdade onde se podem partilhar "manias".
    Um bom domingo também para si.

    ResponderExcluir
  3. acho q poucas pessoas tem a capacidade de filtrar tamanha sabedoria musical, sou apénas um pescador mas me considero uma destas pessoas!

    ResponderExcluir