quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Tonalidade e Carácter

Wassily Kandinsky, Composição VII, 1923


"Muitos musicólogos têm atribuido a cada uma das tonalidades um caráter, expressão ou colorido especial. Não se pode determinar de um modo absoluto o caráter de cada tom, pois isso depende de reações subjetivas de cada indivíduo. Contudo, alguns musicólogos, como Gevaert e Lavignac, caracterizam os tons de acordo com a tabela que apresentamos a seguir.


Tons maiores

fá sustenido maior - rude
si maior - enérgico
mi maior - brilhante
lá maior - sonoro
ré maior - alegre, vivo
sol maior - campestre
dó maior - simples, natural
fá maior - rústico
si bemol maior - nobre, elegante
mi bemol maior - enérgico, sonoro
lá bemol maior - suave, meigo
ré bemol maior - cheio de encanto, suave
sol bemol maior - doce e calmo

Tons menores

sol sustenido menor - muito sombrio
dó sustenido menor - brutal, sinistro
fá sustenido menor - rude, aéreo
si menor - selvagem ou sombrio, mas enérgico
mi menor - triste, agitado
lá menor - simples, triste
ré menor - sério, concentrado
sol menor - melancólico
dó menor - dramático, violento
fá menor - triste, melancólico
si bemol menor - fúnebre ou misterioso
mi bemol menor - profundamente triste
lá bemol menor - lúgubre, aflito "


Este era mais um jogo musical que costumava jogar.
Escolhia aleatoriamente uma peça musical e procurava verificar a veracidade destas tabelas.
Que tal experimentar ?


L.W. Beethoven, primeiro andamento da Sonata para piano em dó menor op. 111
Claudio Arrau
"dramático e violento"







F. Chopin, Nocturno no. 8 op. 27 no. 2 em ré bemol maior
Maurizio Pollini
"cheio de encanto e suave"



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