sábado, 19 de janeiro de 2008

Mozart e a tonalidade de ré menor

Embora seja redutor considerar a harmonia o único veículo de atribuição do carácter de uma peça musical, este tipo de associações parece, no entanto estar bem documentada.

Para alguns compositores, certas tonalidades assumiam um carácter tão marcado que apareciam associados a obras musicais de espírito semelhante.

No caso de Mozart, é famoso o caracter trágico associado à tonalidade de ré menor...

Apresentam-se em seguida alguns dos exemplos mais famosos:

Concerto para piano No. 20 em ré minor, K.466, aqui na interpretação de Friedrich Gulda (1930-2000) e a Filarmónica de Munique.








Fantasia em ré menor K397 também na interpretação pouco convencional de Friedrich Gulda.









A famosa ária da Rainha da noite no segundo acto de A Flauta Mágica, "Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen" (A vingança do inferno ferve no meu coração) pela soprano Luciana Serra.







O início da abertura da Ópera Don Giovanni conduzida pelo maestro James Levine à frente da Metropolitan Opera orchestra.







...e na cena final, em que o espírito do comendador aparece para arrastar a alma de Don Giovanni para o inferno. Da mesma gravação do exemplo anterior com Bryn Terfel como Don Giovanni.







Ré menor é a tonalidade da última obra de Mozart, a Missa de Requiem.

(Georg Solti e a Filarmónica de Viena).






Um comentário:

  1. magnifico Mozart concerto 20 in d,k.466- 1.allegro

    eu amo tdo isto!

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