sábado, 3 de novembro de 2007

Ainda os direitos de autor...

Continuo a minha pesquisa sobre a legalidade da utilização de material do YouTube.

"A Viacom entrou com processo contra o YouTube e pede 1 bilião de dolares ao Google, dono do site de vídeos. O Google afirma que está confiante de que respeita os direitos legais dos detentores de copyright e não deixará que um processo de 1 bilião de dólares da Viacom impeça a companhia e seu site YouTube de distribuir vídeos, disse o líder de buscas na internet na terça-feira. O porta-voz da empresa Ricardo Reyes afirmou em um comunicado via e-mail que "não recebeu o processo, mas está confiante de que o YouTube respeita os direitos legais dos detentores de copyright e acredita que os tribunais vão concordar com isso". "Certamente nós não vamos deixar que este processo se torne um problema para o crescimento contínuo e a forte performance do YouTube", afirmou no comunicado. A Viacom é um conjunto de empresas ligadas á comunicação social que reúne, entre outros serviços, o conteúdo da MTV e Paramount Pictures."

http://www.webtuga.com


"Depois das batalhas judicias e das denúncias de violações copyright, o YouTube vai ter ao seu dispor um filtro capaz de identificar se o vídeo é protegido, ou não. Caso seja, o utilizador será impedido de fazer o upload, ou o mesmo poderá ser posteriormente retirado, após reconhecimento. O processo de identificação é simples e demorará apenas alguns minutos, adianta Philip Beck, advogado do Google.
Este anúncio à muito que era aguardado, no entanto nunca foi referida nenhuma data em concreto, a descoberta desta tecnologia com certeza que será um alivio para os bolsos do Google, que desta forma não terá de reembolsar os principais lesados da publicação ilegal de vídeos não autorizados.
Resta saber até que ponto o YouTube vai perder, com a ausência deste material, que apesar de ser ilícito era muito procurado pelos cibernautas. Outra dúvida que fica no ar, diz respeito à eficácia desta tecnologia, será mesmo capaz de travar o material ilegal?"

www.pplware.com/2007/07/31


Existe algum cepticismo acerca desta medida mas teremos que aguardar mais um pouco.
De qualquer forma muitos blogs utilizam actualmente o material do YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário