"All you have to do is listen - music from the inside out"
Se me é permitido recomendar um livro... Esta é uma verdadeira jóia deseja aprender a apreciar melhor as grandes obras da música.
No seu prefácio, o autor explica que a principal motivação para escrever este livro foi o facto de, desde muito cedo na sua carreira de professor de música e maestro, ter percebido a dificuldade que muitas pessoas tinham em seguir uma obra musical e que essa dificuldade não dependia do facto de saberem música ou não, mas de perceberem como se estrutura o discurso musical (o que não é exactamente a mesma coisa !). Assim não conseguiam acompanhar os eventos que se sucediam em tempo real tornando a audição (que deveria ser uma experiência empolgante) num exercício penoso e entediante.
Partilho de muitas suas das ideias sobre como se deve apreciar música mais exigente para o intelecto e a forma como essa atitude activa pode multiplicar o prazer da audição.
Resumindo: para ouvir com atenção e seguir a música é necessário que saber quais o elementos que constituem o discurso musical (por analogia à linguagem escrita com letras, palavras, frases, parágrafos e vários sinais de pontuação); assim como a forma como estes elementos se relacionam entre si formando a estrutura da obra (à semelhança com o que acontece com a organização que percebemos dentro de cada capítulo de um livro e a relação que os capítulos têm entre si). Por fim a percepção dos dispositivos utilizados pelo compositor para criar espectativas no ouvinte, frustrar essa mesmas espectativas ou então confirmá-las e ainda conferir unidade à obra ou proporcionar-lhe um final convincente.
Interessante é o facto destes princípios poderem ser aplicados a praticamente todos os períodos da história da música (barroco, classicismo, romantismo e até música do século XX).
Ao contrário do que possa parecer, este não é um livro teórico, pelo contrário aqui podem encontrar-se exemplos concretos que permitem ao leitor ir melhorando a sua capacidade perceptiva.
O livro dirige-se, portanto a quem está pouco habituado a este universo da música erudita e resolve um problema aparentemente insolúvel: Como apresentar num livro exemplos de trechos musicais (leia-se notas musicais...) que possam ser "lidos" por quem não sabe ler música ???
A solução encontrada é extraordinariamente simples: gravam-se os trechos e depois colocam-se num site (cujo endereço vem no livro). O leitor pode ouvir os exemplos on-line ou então fazer o download para o seu computador para mais tarde acompanhar a sua leitura.
Mesmo para quem já tem alguma formação musical, este livro encerra algumas surpresas. Há sempre novas abordagens o que permite descobrir aspectos novos em obras que se julgava conhecer desde sempre !!!
Só para abrir o apetite, aqui fica o índice:
PRELUDE: All You Have to Do Is Listen
1. Does Music Have a Plot?
2. Beginnings Are Everything
3. Repetition
4. Comma, Semicolon, Period: The Meaning of Cadence
5. Compared-to-What Listening
6. Forward-Backward Listening
7. The Challenge of Memory
8. Form Is a Verb
9. From Dancing to Listening:Minuets and Scherzos
10. Sonata Form: A Story in Three Acts
11. Passacaglia,Chaconne, and Fugue:Out of One,Many
12. How Could This Come from That?: The Art of Theme
and Variations
13. The Individual versus the Community: The Concerto
14. Finished versus Complete
POSTLUDE: The Role of the Performer
Para quando uma tradução para português ? Ou será que não há mercado para este tipo de livros ?
No seu prefácio, o autor explica que a principal motivação para escrever este livro foi o facto de, desde muito cedo na sua carreira de professor de música e maestro, ter percebido a dificuldade que muitas pessoas tinham em seguir uma obra musical e que essa dificuldade não dependia do facto de saberem música ou não, mas de perceberem como se estrutura o discurso musical (o que não é exactamente a mesma coisa !). Assim não conseguiam acompanhar os eventos que se sucediam em tempo real tornando a audição (que deveria ser uma experiência empolgante) num exercício penoso e entediante.
Partilho de muitas suas das ideias sobre como se deve apreciar música mais exigente para o intelecto e a forma como essa atitude activa pode multiplicar o prazer da audição.
Resumindo: para ouvir com atenção e seguir a música é necessário que saber quais o elementos que constituem o discurso musical (por analogia à linguagem escrita com letras, palavras, frases, parágrafos e vários sinais de pontuação); assim como a forma como estes elementos se relacionam entre si formando a estrutura da obra (à semelhança com o que acontece com a organização que percebemos dentro de cada capítulo de um livro e a relação que os capítulos têm entre si). Por fim a percepção dos dispositivos utilizados pelo compositor para criar espectativas no ouvinte, frustrar essa mesmas espectativas ou então confirmá-las e ainda conferir unidade à obra ou proporcionar-lhe um final convincente.
Interessante é o facto destes princípios poderem ser aplicados a praticamente todos os períodos da história da música (barroco, classicismo, romantismo e até música do século XX).
Ao contrário do que possa parecer, este não é um livro teórico, pelo contrário aqui podem encontrar-se exemplos concretos que permitem ao leitor ir melhorando a sua capacidade perceptiva.
O livro dirige-se, portanto a quem está pouco habituado a este universo da música erudita e resolve um problema aparentemente insolúvel: Como apresentar num livro exemplos de trechos musicais (leia-se notas musicais...) que possam ser "lidos" por quem não sabe ler música ???
A solução encontrada é extraordinariamente simples: gravam-se os trechos e depois colocam-se num site (cujo endereço vem no livro). O leitor pode ouvir os exemplos on-line ou então fazer o download para o seu computador para mais tarde acompanhar a sua leitura.
Mesmo para quem já tem alguma formação musical, este livro encerra algumas surpresas. Há sempre novas abordagens o que permite descobrir aspectos novos em obras que se julgava conhecer desde sempre !!!
Só para abrir o apetite, aqui fica o índice:
PRELUDE: All You Have to Do Is Listen
1. Does Music Have a Plot?
2. Beginnings Are Everything
3. Repetition
4. Comma, Semicolon, Period: The Meaning of Cadence
5. Compared-to-What Listening
6. Forward-Backward Listening
7. The Challenge of Memory
8. Form Is a Verb
9. From Dancing to Listening:Minuets and Scherzos
10. Sonata Form: A Story in Three Acts
11. Passacaglia,Chaconne, and Fugue:Out of One,Many
12. How Could This Come from That?: The Art of Theme
and Variations
13. The Individual versus the Community: The Concerto
14. Finished versus Complete
POSTLUDE: The Role of the Performer
Para quando uma tradução para português ? Ou será que não há mercado para este tipo de livros ?
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